O que é WordPress e por que optar por ele?

Em meu primeiro post aqui no blog vou falar um pouco sobre a plataforma que trabalho, o WordPress.

Primeiramente, o que é WordPress?

WordPress é o CMS (Content Management System), mais utilizado no mundo. Hoje, segundo a W3Techs, dados atualizados em julho/2019, a plataforma é utilizada por cerca de 61% do mercado mundial de CMS.

Mais que consolidado no mercado, seus principais concorrentes estão bem longe de incomoda-lo. Ainda segundo a W3Techs, o Joomla e o Drupal, segundo e terceiro colocado, possuem respectivamente, 5% e 3,3% de participação no mercado.

O Wix, que tanto investe em marketing, 2% e o Blogger (lembram do Blogger? Quem já tem um pouco mais idade como eu e utilizou muita internet discada, certamente vai se lembrar), hoje possui apenas 1,3% de participação no mercado de CMS.

E por que optar por ele?

Tal usabilidade faz com que cada vez mais plugins de segurança, velocidade e diversas outras funções estejam sempre atualizadas e disponíveis para quem trabalha com WordPress, o que garante, consequentemente, sites mais rápidos, seguros e modernos a seus usuários.

Além disso, qualquer usuário com um pouco de conhecimento em informática pode perfeitamente atualizar um blog e qualquer conteúdo criado em WordPress, já que grande parte da sua interface é totalmente visual, sem a necessidade de se conhecer qualquer linguagem de programação.

E mais ainda, pensando na facilidade para seus usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma via dispositivos móveis, ou seja, você pode criar conteúdo onde quer que esteja, o que é muito útil pra quem deseja manter um blog e não tem muito tempo pra isso.

E aí, bora criar um site?

Posts recentes

Categorias

Menu
WhatsApp chat